O que é
O seguro Condomínio é um seguro com coberturas flexíveis, que oferece cobertura ao prédio e conteúdo do condomínio, além das coberturas exclusivas para os condôminos.
Quem pode contratar
O Seguro Condomínio pode ser contratado para condomínios verticais e horizontais, que sejam utilizados para fins residenciais, comerciais, mistos, escritórios/consultórios e flats/apart-hotéis.
Como são enquadrados os condomínios para fins de taxação?
São enquadrados de acordo com sua ocupação:
- Residencial - ocupado apenas por moradores
- Escritórios - ocupado na sua maior parte por escritórios, admitindo-se também a existência de residências e consultórios.
- Mista, quando a área é ocupada por atividades comerciais e residenciais (sendo que a área comercial não pode ultrapassar 15% da área total do prédio).
- Comercial, quando a área é ocupada por atividades comerciais (Exemplo: Lojas, Padarias, etc...).
Dicas de segurança para condomínios
- Oriente aos funcionários do condomínio para, ao atender estranhos, abrir o portão somente após identificar o visitante e avisar o morador sobre a conveniência da entrada.
- Ao chegar ou sair da garagem, observar se não há pessoas estranhas ou suspeitas, aguardando ou dando voltas próximo ao seu prédio.
- Alerte a portaria do seu prédio para que receba as encomendas feitas ou o avise para que vá atender ao entregador na recepção.
- Oriente aos funcionários do condomínio que, ao receber prestadores de serviços, devem identificá-los anotando os dados de seus documentos. Em seguida, devem avisar ao condômino e só depois permitir o acesso às dependências.
- Oriente aos funcionários do condomínio para que, na entrada ou saída de pessoas do prédio, somente abrir o portão após verificar se não há suspeitos próximos.
- Oriente aos funcionários do condomínio para manter as entradas do edifício fechadas nos horários de limpeza e recolhimento de lixo.
- As chaves de todas as dependências do condomínio não devem ser deixadas com os empregados, assim como não deve deixar cópias das chaves na portaria.
- O Administrador ou Síndico do condomínio deve desenvolver reuniões periódicas com os condôminos a fim de despertar a consciência para a segurança de todos.
- O condomínio deve ter cadastrado todos os condôminos com dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos, para uso em caso de emergência.
- Esteja atento para os equipamentos de segurança do seu condomínio, observando o estado de conservação e também prazos de validade.
- Oriente às crianças sobre a utilização correta do elevador. Lembre que elevador não é lugar de brincadeiras.
- A lavagem e desinfecção da caixa d’água deve ser feita pelo menos a cada ano. Ao lado da limpeza e desinfecção periódica do reservatório de água, é necessário a manutenção das bombas e a verificação da tubulação de saída de água. Outro cuidado especial é com a tampa da caixa, que deve ter a perfeita vedação, evitando a entrada de insetos.
Como economizar nos condomínios?
- Água
Os encarregados da limpeza devem ser orientados quanto ao uso racional da água. O esguicho não deve ser usado como vassoura para tirar o lixo dos pisos ou exagerar com a água ao regar os jardins. Verificar periodicamente as bombas do reservatório de água, tubulação do prédio e esgotos, sempre atentos a algum vazamento. Colaboram também para o aumento das contas de água, os vazamentos nos apartamentos.
- Material de limpeza
A compra de material de limpeza deve ser feita em atacadistas e para poucos meses, evitando a sua deterioração. O estoque deve ficar em local apropriado, conforme orientação do fabricante.
- Energia Elétrica
Mantenha acesa apenas as luzes necessárias, especialmente nas garagens.
Quando houver dois ou mais elevadores no mesmo hall, instrua os condôminos e empregados a chamar apenas um elevador e acionar o botão em somente um dos sentidos – subir ou descer;
Estabeleça horário para iluminação da sala de estar no térreo, quadras esportivas, salões de jogos, etc.